quinta-feira, 31 de março de 2011

Um Dia Faço Uma Montra Destas!



Estive já em N.Y. algumas vezes e uma das coisas que mais me marcou foram as montras das lojas! Aliás, foi exactamente na minha primeira viagem a esta cidade que descobri esta paixão.
Há montras que são uma autêntica obra de arte, verdadeiros cenários de mundos imaginários. É de tal forma importante esta vertente do visual merchandising que as lojas mais emblemáticas da cidade promovem-na junto de estudantes e artistas de belas artes, design e outros e sazonalmente são convidados a criarem montras.

Foi assim que realizei que este primeiro contacto de quem passa na rua é verdadeiramente importante para a imagem de uma marca seja ela de roupa, de decoração, de chocolates, de livros, etc... Acho que o que me fascinou neste mundo foi a possibilidade de criar e recriar diferentes estilos, diferentes ambientes, diferentes cenários, diferentes mundos. No fundo, quem "pensa" uma montra está a construir sonhos e a despertar a imaginação.

Quando falamos em montras remetemos de imediato para uma loja, mas uma montra pode estar em todo o lado, basta estarmos atentos: pode ser como expomos os livros numa simples prateleira em casa, uma secretária do escritório cheia de coisas, um editorial de moda, uma sessão fotográfica, umas flores num jardim, uma armário cheio de loiça na cozinha ou mesmo uma sala de exposição de um museu.

A inspiração está por todo o lado e é uma questão de estarmos atentos aos pormenores e enquadramentos. Por enquanto, são estes pequenos detalhes do dia-a-dia que vão prendendo a minha atenção e a minha imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário