quinta-feira, 24 de março de 2011

M&Ms

Fotografia tirada pela minha filha durante um jantar em Barcelona no ano passado,
aos seus bonecos preferidos. Gosto muito desta colecção com os seus olhos enormes.
Acho-os parecidos com os meus filhos que também têm olhos grandes e expressivos! 

Ela tem 11 anos e ele tem 8 anos.
Não há nada melhor nesta vida do que ser Mãe deles. É um orgulho gigante olhar para eles e ver como são felizes. Que bom que é ensinar-lhes o caminho, passar princípios e valores que entendo como correctos. Acredito que não podemos criar personalidades porque já nascemos com ela registada na nossa essência, mas podemos dar a mão aos nossos filhos e ajudá-los a caminhar pela vida de cabeça erguida. Cada um é como é, e mais diferentes não podiam ser, mas para mim basta terem os mesmos principios e valores de base. É tudo o que lhes posso dar. Eles depois, à medida que forem crescendo fazem o que bem entenderem com o que lhes transmiti.

Nunca mais me esqueço de uma conversa que tive com o pediatra deles quando me divorciei. Ela tinha 5 anos e ele tinha 3. Foi em Novembro de 2005.
Dizia ele: "Nestas idades, que começam a estar em contacto com outros estilos de vida, maneiras de pensar, diversas atitudes, formas de estar, é essencial os exemplos que têm em casa.
Têm que sentir-se seguros e confiantes com o que vivem em casa. Esses exemplos são a base para a vida futura deles. E há uma palavra que descreve os teus filhos: felizes.""

Nunca mais me esqueci destas palavras. E de vez em quando penso em cada palavra. Não podemos querer que os nossos filhos sejam isto ou aquilo, que ajam de determinada maneira, que reajam de forma diferente... É impossível determinarmos o que eles são. O que podemos sim fazer, é criar-lhes condições para serem pessoas confiantes, seguras, responsáveis e respeitadoras. É difícil, mas é gratificante e espero do fundo do meu coração que continuem felizes. Eu garanto que darei o meu melhor.

O pediatra continua a dizer o mesmo cada vez que voltamos: "Os teus filhos são felizes." 
Eu acrescento: "E equilibrados.".



Sem comentários:

Enviar um comentário